A NR 6 estabelece todos os requisitos sobre o Equipamento de Proteção Individual. Dentre eles, as responsabilidades do empregadore do empregado.
A identificação dos riscos é essencial para escolha correta do equipamento de proteção individual.
Por isso, compreender como é realizada cada atividade do ambiente irá facilitar na hora de definir o EPI adequado. Assim como, entender para que serve cada tipo de EPI.
Reconhecer, analisar e avaliar o ambiente de trabalho e os agentes ambientais é fundamental para a definição dos EPIs. Para cada tarefa ou processo de trabalho, deve realizar a análise do risco e o nível de exposição para escolher o EPI adequado para cada trabalhador.
O equipamento não irá modificar a dimensão do risco, a função dele é eliminar ou reduzir a ação do agente no corpo do trabalhador. É muito importante que todos saibam o porquê da utilização do dispositivo, assim como, a maneira correta do uso do Equipamento de Proteção Individual para garantir a eficiência do produto e a segurança dos colaboradores.
Assim a Medeiros & Rodrigues são especialistas em realizard os Treinamento obrigatório e necessário às empresas, pois
prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais é cuidar da saúde dos trabalhadores.
O empregador tem o dever de proteger, o empregado tem o dever de utilizar os equipamentos para proteção! De acordo com a NR 1 – Disposições Gerais é função do empregador cumprir e fazer cumprir todas as normas regulamentadoras. Por isso, o treinamento é essencial para a conscientização e a promoção da saúde e segurança do trabalho.